top of page
banner_e2a.png

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM 2.0

INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS 

CURRÍCULO DE 2910 HORAS INTEGRADO
POR COMPETÊNCIAS, PERSONALIZADO,
CONECTADO ÀS DEMANDAS
DO MUNDO DO TRABALHO

Os estudantes da Matria E2A são incentivados a desenvolverem competências sociais e profissionais que contribuam para uma visão global. O objetivo é preparar os estudantes para os desafios reais da vida em sociedade, passando a serem protagonistas da sua formação, ou seja, passam a escolher os temas mais adequados aos seus objetivos profissionais: línguas, artes, raciocínio lógico, cultura.

UNIDADES CURRICULARES
POR GRUPOS DE APRENDIZAGEM

mandala_e2a.png

COMUNIDADES (4 GRUPOS) DE APRENDIZAGEM

As Unidades Curriculares (UCs) são organizadas em 04 grupos de aprendizagem. Por meio de quatro diferentes comunidades (grupos) de aprendizagem, você pode construir o seu projeto de vida desde o início do curso, aprender na prática, trocar conhecimento com outras áreas, ampliar suas
redes e viver uma experiência universitária plena.

Core Curriculum

Adotado nas melhores escolas do mundo, o Core Curriculum integra os conhecimentos necessários aos estudantes que estão no ensino superior,
independente da carreira escolhida. A comunidade de aprendizagem, com alunos de diferentes cursos, permite o
diálogo, o desenvolvimento da visão de mundo e o exercício da criatividade.

Área

Esta comunidade aborda assuntos relacionados à grande área de
conhecimento. Você irá desenvolver competências comuns à formação, a
partir de situações problemas e estudos de casos reais.

Específicas

Nas comunidades de aprendizagem específicas, o foco está no desenvolvimento de competências da sua
futura carreira junto aos outros estudantes do seu curso.

Profissional

As Unidades Curriculares destacomunidade simulam os ambientes do mundo do trabalho. Você irá estudar comalunos de outras áreas, resolvendo problemas em equipes multiprofissionais,da mesma forma que acontece no mercado de trabalho.

DESCRIÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES
POR GRUPOS DE APRENDIZAGEM

  • O que é o ENADE?
    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova escrita, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do INEP, uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
  • Quem vai aplicar a Prova do ENADE?
    A prova é aplicada pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
  • Onde eu vou realizar a Prova do ENADE?
    As provas são realizadas em locais determinados pelo próprio INEP, geralmente são escolas e universidades distribuídos em diferentes regiões da cidade. Os locais serão divulgados para todos os estudantes com antecedência.
  • Quais são os assuntos que caem na prova do ENADE?
    As normas referem-se às competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados. Elas foram definidas pelas áreas de conhecimento e orientadas pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação. Cada estudante que fará a prova deverá observar a Diretriz de Prova de Formação Geral e a Diretriz específica de seu curso, pois a prova é composta da seguinte forma: Prova - Formação Geral (comum a todas as áreas): Terá 10 questões (2 discursivas e 8 de múltipla escolha). Prova - Componente específico da área: Terá 30 questões (3 discursivas e 27 de múltipla escolha). Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior. Prova: destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A prova do Enade é composta por duas partes, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
  • O que é o QUESTIONARIO DO ESTUDANTE?
    O Questionário do Estudante permite caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação de instituições de educação superior. Obrigatório, deve ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos. O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito para a visualização do local da prova. Confira aqui o último Questionário do Estudante!
  • O ENADE é obrigatório?
    O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação ou dispensa justificada condições indispensáveis para a emissão do histórico escolar. Todos os estudantes que estão em fase de formação realizam a avaliação.
  • O que acontece se eu não fizer a Prova do ENADE?
    Os estudantes designados para a realização da prova que não comparecerem ficarão com pendência no INEP e não poderão colar grau até que realizem a prova. O estudante selecionado que não realizar a prova ou deixar de responder ao questionário do estudante encontra-se na em situação IRREGULAR e não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE. O Enade tem caráter obrigatório para todos os alunos de cursos superiores convocados. Apesar de não influenciar na avaliação individual dos estudantes, a falta de comparecimento ao exame sem uma justificativa válida pode acarretar na não concessão do diploma ao final do curso, por se caracterizar em pendência junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).
  • Quais estudantes devem realizar a Prova do ENADE?
    Concluintes de cursos de licenciaturas e bacharelados, estudantes que tenham cursado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela universidade. Estudantes de 6º e 7º semestre de Publicidade.
  • Quais cursos realizam a prova do ENADE?
    Todos os cursos de ensino superior das universidades são avaliados no Enade. A avaliação não é realizada para todos ao mesmo tempo, é feito um sistema de rodízio que divide os cursos em três grupos distintos, que são avaliados um a cada ano. Essa logística de aplicação das provas fica facilitada e os resultados mensurados com mais qualidade e precisão.
  • Quem faz a inscrição dos estudantes no ENADE?
    A própria universidade já está fazendo a verificação dos históricos para a organização e inscrição dos estudantes para realizar a inscrição, não é necessário que o estudante realize qualquer tipo de inscrição, apenas a realização da prova. Fazer a inscrição é essencial para participação no exame, mas essa etapa é responsabilidade do coordenador de curso. Cabe ao estudante fazer o cadastro, informando dados pessoais e de contato.
  • Quais são as áreas de conhecimento e eixos tecnológicos?
    Ano I Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. Ano II Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. Ano III Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins; Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
  • Como são utilizados os resultados da avaliação?
    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos estudantes de ensino superior a partir das suas percepções sobre o processo formativo da graduação. O exame colabora para: Produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Aferição do desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

VIDA E CARREIRA

Componente curricular que faz a conexão do seu Projeto de Vida com o Mundo do Trabalho. Com o apoio de tutores e mentores, você terá acesso a uma plataforma que auxilia na autogestão da sua carreira durante toda a vida (Life Long Learning).

PERGUNTAS E RESPOSTAS GERAIS

  • O que é o ENADE?
    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova escrita, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do INEP, uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
  • Quem vai aplicar a Prova do ENADE?
    A prova é aplicada pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
  • Onde eu vou realizar a Prova do ENADE?
    As provas são realizadas em locais determinados pelo próprio INEP, geralmente são escolas e universidades distribuídos em diferentes regiões da cidade. Os locais serão divulgados para todos os estudantes com antecedência.
  • Quais são os assuntos que caem na prova do ENADE?
    As normas referem-se às competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados. Elas foram definidas pelas áreas de conhecimento e orientadas pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação. Cada estudante que fará a prova deverá observar a Diretriz de Prova de Formação Geral e a Diretriz específica de seu curso, pois a prova é composta da seguinte forma: Prova - Formação Geral (comum a todas as áreas): Terá 10 questões (2 discursivas e 8 de múltipla escolha). Prova - Componente específico da área: Terá 30 questões (3 discursivas e 27 de múltipla escolha). Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior. Prova: destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A prova do Enade é composta por duas partes, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
  • O que é o QUESTIONARIO DO ESTUDANTE?
    O Questionário do Estudante permite caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação de instituições de educação superior. Obrigatório, deve ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos. O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito para a visualização do local da prova. Confira aqui o último Questionário do Estudante!
  • O ENADE é obrigatório?
    O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação ou dispensa justificada condições indispensáveis para a emissão do histórico escolar. Todos os estudantes que estão em fase de formação realizam a avaliação.
  • O que acontece se eu não fizer a Prova do ENADE?
    Os estudantes designados para a realização da prova que não comparecerem ficarão com pendência no INEP e não poderão colar grau até que realizem a prova. O estudante selecionado que não realizar a prova ou deixar de responder ao questionário do estudante encontra-se na em situação IRREGULAR e não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE. O Enade tem caráter obrigatório para todos os alunos de cursos superiores convocados. Apesar de não influenciar na avaliação individual dos estudantes, a falta de comparecimento ao exame sem uma justificativa válida pode acarretar na não concessão do diploma ao final do curso, por se caracterizar em pendência junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).
  • Quais estudantes devem realizar a Prova do ENADE?
    Concluintes de cursos de licenciaturas e bacharelados, estudantes que tenham cursado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela universidade. Estudantes de 6º e 7º semestre de Publicidade.
  • Quais cursos realizam a prova do ENADE?
    Todos os cursos de ensino superior das universidades são avaliados no Enade. A avaliação não é realizada para todos ao mesmo tempo, é feito um sistema de rodízio que divide os cursos em três grupos distintos, que são avaliados um a cada ano. Essa logística de aplicação das provas fica facilitada e os resultados mensurados com mais qualidade e precisão.
  • Quem faz a inscrição dos estudantes no ENADE?
    A própria universidade já está fazendo a verificação dos históricos para a organização e inscrição dos estudantes para realizar a inscrição, não é necessário que o estudante realize qualquer tipo de inscrição, apenas a realização da prova. Fazer a inscrição é essencial para participação no exame, mas essa etapa é responsabilidade do coordenador de curso. Cabe ao estudante fazer o cadastro, informando dados pessoais e de contato.
  • Quais são as áreas de conhecimento e eixos tecnológicos?
    Ano I Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. Ano II Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. Ano III Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins; Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
  • Como são utilizados os resultados da avaliação?
    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos estudantes de ensino superior a partir das suas percepções sobre o processo formativo da graduação. O exame colabora para: Produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Aferição do desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Ecossistema Ânima ©2022 | UAM - Curso de Publicidade.

bottom of page